“Programa Mais Educação é um sucesso em Santa Amélia”

O Programa Mais Educação (PME), ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O programa prioriza instituições de ensino localizadas em capitais e regiões metropolitanas que têm baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O PME funciona no município de Santa Amélia na Escola Municipal Prefeito Francisco da Silva Leal, Ensino Fundamental- Anos Iniciais- desde outubro de 2012 atendendo a 100 crianças, sendo 50 no período vespertino e as outras 50 no matutino, em contraturno escolar. O Programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da equipe pedagógica da referida escola, dirigida pela diretora Roseli Helbel de Souza. O PME conta com cinco (5) monitores que vem desenvolvendo trabalhos dinâmicos dentro de suas respectivas oficinas.

O monitor Júlio César Milla trabalha no laboratório Proinfo com a oficina Jornal Escolar, onde realiza juntamente com as crianças pesquisas relacionadas a alguma data comemorativa do mês montando um “Jornal Mural” que leva ao conhecimento de toda comunidade escolar curiosidades sobre o assunto pesquisado. Desta forma desenvolve, além da ampliação de conhecimento, maior habilidade no uso dos recursos de tecnológicos.

A monitora Vanessa Letícia da Silva desenvolve junto com as crianças estudos na área da saúde. Sua oficina, “Promoção da Saúde”, visa atender as necessidades das crianças quanto a esclarecimentos sobre higiene, epidemias, alimentação, vacinação... além de atingir por meio deles a conscientização dos seus responsáveis sobre o papel de cada um na comunidade para termos uma vida saudável e sem ameaças, como a dengue, por exemplo. Para a realização eficaz deste trabalho, a monitora recebe também o apoio da Secretaria de Saúde, onde os alunos visitam periodicamente em busca de mais materiais para ampliar seus conhecimentos.

Desenvolvemos também a oficina “Esporte e lazer”, onde a monitora Renata Cristina Mafra da Silva trabalha com o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, jogos, atletismo, entre outras atividades, além do resgate cultural no desenvolvimento de jogos, cantigas e brincadeiras que estão caindo no esquecimento de nossos pequeninos, perdendo vínculo com a cultura de nossos antepassados.

Outra oficina de sucesso está sob a responsabilidade da monitora Luana Cristina Arantes, que trabalha com a “Dança”, onde os alunos trabalham as formas de expressar seus sentimentos, além do movimento com o corpo, pois temos consciência de que, a maioria deles, prendem- se a jogos eletrônicos e a computadores, deixando de lado o trabalho com o desenvolvimento corporal que também facilita as relações interpessoais.

E para fechar com chave de ouro temos a oficina de “Acompanhamento Pedagógico” que é ministrada pela monitora Michele Jussiani de Oliveira, atendendo as necessidades dos alunos na defasagem escolar que eles apresentam. Esta desenvolve diversas técnicas de produção escrita, hipóteses alfabéticas, além de reforçar também os processos matemáticos para o desenvolvimento das quatro operações.

Segundo a secretária municipal de educação, Silvia Fernanda de Souza Lordani, o PME tem como estratégia do governo federal a promoção da educação integral, proporcionando que os alunos tenham no mínimo sete (7) horas diárias de estudo, melhorando seu rendimento escolar. Todos os trabalhos desenvolvidos contam com a orientação da coordenadora local do PME, a professora Ana Carolina Maluta Gomes, a qual estabelece os temas, organiza e registra os trabalhos realizados. Dessa forma, o programa vem demonstrando resultados significativos no aprendizado de nossos alunos, afirma Silvia.

1 2 3 4 5